domingo, 15 de agosto de 2010

Festival ST Culterra – Noite 14 Agosto

O parque urbano da Rabada em Burgães, mesmo pegado a Santo Tirso recebeu a IV edição do festival ST Culterra. Este evento tem a organização da Câmara Municipal de Santo Tirso e do movimento ST CULTERRA. Mais informação em: MySpace ST Culterra

Decidi ir à noite de 14 de Agosto sobretudo por causa da presença da artista Rita Redshoes. Tinha também curiosidade em ver a performance dos Tiguana Bibles.

Foram convocados 5 artistas/grupos para esta noite. As actuações foram divididas entre um palco principal e um secundário. Este palco secundário é um anfiteatro como se pode ver pela foto em baixo.

 (foto retirada do myspace do festival st culterra)

As actuações ocorreram alternadas, a distância entre os palcos era curta. O público que ocorreu em número razoável foi balanceando entre as duas zonas.

No palco secundário actuaram os Falei Por Falar e David Santos mais conhecido por Noiserv. Dos Falei por Falar ouvi duas músicas no anfiteatro e acabei por regressar ao palco principal. Têm um som claramente rock que não me cativou. Já o projecto do David Santos surgiu depois da actuação dos Tiguana Bibles no palco principal. Achei interessante o som e com potencial para crescer e se tornar bem mais conhecido.

No palco principal actuaram B Fachada, Tiguana Bibles e Rita Redshoes. A performance do one man show Fachada não me deixou saudades, não gostei. Posso apenas dizer que tem um estilo muito sui generis.

A surpresa da noite foi a música e o show dos Tiguana Bibles. O som fortemente influenciado pelas raizes do Rock’n’Roll agradou-me bastante e deu para ter a noção que são um “projecto cintilante e audaz”. Outra surpresa foi a frontwoman Tracy Vandal. Apesar de ter a voz um pouco condicionada deu para notar que possui uma voz pujante. Revelou-se excêntrica e teve uma presença em palco marcante.

(foto facebook "A Certeza Da Música" )

Apreciei a presença da Rita Redshoes contudo não foi totalmente satisfeita a minha expectativa. Penso que isso deveu-se ainda a um profundo desconhecimento do novo disco Lights & Darks. Verdade seja dita, as novas músicas têm um registo menos atraente relativamente ao 1º disco. Agora tem elementos de country e folk, vozes soul e gospel. Direi que o som é menos pop comercial. Teve bons momentos o concerto sobretudo nas canções mais conhecidas: “Captain of my Soul”, “Choose love” e “Dream on girl”.

(foto facebook Filipa Oliveira)
Quanto ao festival espero que continue, o local onde se realizou é bonito e aprazível. Creio que tem muito potencial e pode ainda evoluir bastante. Este é um evento que a Câmara Municipal de Santo Tirso deve aproveitar para divulgar a cidade e cultura da zona. Santo Tirso necessita de mais eventos com notoriedade a nível nacional.

1 pecado(s):

Vittoria disse...

Um autêntico jornalista do melhor!