quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

HUMANOS - A vida em variações



Os Resistência causaram um tremendo impacto no panorama musical no inicio da década de 90. Este projecto contou com personalidades bem conhecidas, com alguns dos músicos nacionais mais notáveis de sempre como Pedro Ayres Magalhães, Miguel Ângelo, Fernando Cunha e Olavo Bilac. Gravam dois álbuns de estúdio e um ao vivo, que atingem o galardão máximo de vendas – disco de platina. O reconhecimento público e o sucesso foram totalmente merecidos.

Entretanto existiram outras situações semelhantes como os Rio Grande com João Monge, João Gil, Rui Veloso, Jorge Palma, Vitorino e Tim.

Quando os melhores músicos nacionais dão corpo a projectos do género "all stars" o resultado tem sido sempre magnânimo. O último caso deste tipo de empreitada teve o "nome de código" Humanos. A seguir numa concisa sinopse ficamos a saber no que consiste:

"Um dia, inadvertidamente, é descoberta uma caixa de sapatos esquecida numa prateleira de uma editora discográfica. Dentro desta, estão cassetes contendo gravações inéditas de António Variações, que ele fazia num pequeno gravador no seu quarto, registando os mais intimos momentos de inspiração. Ao escutar estas gravações, onde Variações cantava na mais pura das situações - sem acompanhamento musical, às vezes mesmo sussurrando para não acordar os vizinhos - percebeu-se que este tesouro não podia ficar por revelar. Assim nasceram os HUMANOS. Uma super-banda, constituida por super-músicos, onde Manuela Azevedo, David Fonseca e Camané dão voz às músicas e letras de António Variações."

Ainda está bem fresca na memória de toda a gente este projecto de sucesso. Gostei bastante das músicas e da forma como conseguiram apresentar e projectar o material não editado do original António Variações. Não resisti e algumas semanas depois de ter saído para os escaparates tive a generosidade de me presentear com a edição especial de "Humanos ao Vivo". Foi deste projecto que hoje me deu "ganas" de relembrar, sabe sempre bem repescar as preciosidades (se bem que estão aí à solta para serem descobertas e redescobertas).

Ficam agora algumas músicas...



0 pecado(s):